Vídeos

Congresso Instituto de Implantologia ®

A 3ª edição do Congresso de Atualidades em Implantologia, organizada pelo Instituto de Implantologia ®, realizou-se na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa. Estiveram em Portugal prestigiados oradores reconhecidos mundialmente pelos seus trabalhos pioneiros nas áreas da Implantologia e Reabilitação Oral: Dr. Dennis Tarnow, Dr. Stephen Chu e Prof. Doutor João Caramês (Diretor Internacional em Portugal do Programa de Educação Contínua da New York University College of Dentistry). Este evento foi um sucesso, tendo contado com a participação de mais de 400 congressistas.

Dental Holidays

Welcome to Implantology Institute® - Dental Holidays Program! Get the highest standards in dental care for less than you could imagine!

Ficheiros Clínicos - SIC

O Prof. Doutor João Caramês foi o convidado principal do programa "Ficheiros Clínicos" da SIC, subordinado ao tema "Implantologia Oral".

Prof. Doutor João Caramês - Desvitalizações Dentárias - RTP Informação

Em situações em que o dente se encontra muito destruído por cárie dentária, fraturas, traumatismos ou desgaste acentuado e em que há comprometimento da polpa (tecido que contém o nervo e vasos sanguíneos do dente), é necessário desvitalizá-lo, para que possa ser mantido na cavidade oral.A desvitalização consiste na remoção da polpa e no preenchimento do(s) canal(ais) radicular(es) com um material estanque que permita a manutenção de um ambiente hermético.Este tipo de tratamento frequentemente necessita de mais do que uma consulta para que possa ser terminado, devido à necessidade de colocação de medicamentos específicos no interior do(s) canal(ais).

Cancro oral - Importância da prevenção e diagnóstico precoce

O Médico Dentista, pelo contacto regular com os seus doentes, encontra-se numa posição privilegiada para contribuir para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro oral. Numa consulta de rastreio, procede-se ao exame visual e palpação de todas as estruturas orais e anexas à cavidade oral. Podem ainda ser solicitadas radiografias e outros exames complementares de diagnóstico. Quando uma lesão suspeita é observada, a biopsia da mesma poderá ser aconselhada, permitindo a obtenção de um diagnóstico histológico concreto. A prevenção do cancro oral assenta, fundamentalmente, na adopção de um estilo de vida saudável, com a eliminação dos factores de risco, designadamente os hábitos tabágicos e alcoólicos. Por outro lado, devem ser realizadas visitas regulares ao Médico Dentista que permitam um diagnóstico precoce de lesões potencialmente malignas. Note-se que, quando diagnosticado precocemente, a percentagem de sobrevivência ao fim de 5 anos pode atingir os 90%. Contudo, nos estádios mais avançados, as taxas de mortalidade ultrapassam os 60%.





© 2024 Implantology Institute. All rights reserved.
Scroll para
ver mais